quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Gourmet: Tartelletes de Cebola

Gente, depois que me tornei uma dona de casa, mãe e esposa, decidi me arriscar na cozinha mais vezes. Sempre gostei de cozinhar, e ajudei por muitas vezes minhas tias, minha vó e minha mamy. Estou viciada em alguns programas de culinária e quando o Gustavo me da umas folguinhas eu assisto.
A receita que eu vou mostrar para vocês hoje não é nada ligth mas é deliciosa e você não ficará com tanto peso na consciência! Eu ouvi uma vez que o ideal é você comer meia vontade, ou seja, comer metade do tamanho da sua vontade. Assim, a gente não passa vontade né?!
A primeira vez que fiz uma massinha de tortas sem ser a famosa e prática de liquidificador. 
Vou tentar das próximas vezes fotografar o meu passo a passo para vocês verem tá?! Eu tirei uma foto das minhas tartelletes e ficaram maravilhosas! Fiquei super orgulhosa de mim!!! #convencia 
Na receita original que a Carla Pernambuco ensinou no programa, ela fez em forminhas individuais quadradas, como eu não tinha aqui em casa (ainda preciso de muitos equipamentos culinários!), eu fiz em forminhas de cupcake, mas você também pode fazer em formas de petit gateau que também da certo!

Então vamos lá!:


Tartelletes de cebola

O sabor da cebola fica bem parecida quando colocamos na churrasqueira, ela fica meio adocicada, muito especial!!!! 

Ingredientes para a massa:
Farinha, 120 g Manteiga, 60 g Ovo, 1 unidade Sal, uma pitada Água gelada, 1 colher (sopa) Para o recheio: Cebola, 2 unidades Cebola roxa, 1 unidade Azeite, 2 colheres (sopa) Gemas, 3 Creme de leite fresco, ½ xícara Sal, a gosto Pimenta-do-reino, a gosto Noz moscada, a gosto Queijo parmesão para finalizar
PREPARO:
Massa Misture a farinha, a manteiga, o ovo e uma pitada de sal. Coloque, também, um pouquinho de água, até que a massa solte da vasilha e pare de grudar na mão. Se necessário, acrescente um pouco mais de farinha.
Deixe essa massa descansar por 30 minutos, coberta com um pano.
Recheio Corte as cebolas em rodelas e refogue-as com azeite, em uma frigideira, até ficarem bem murchas (mais ou menos uns 20 minutos). Quando estiverem assim, retire do fogo.
Tempere com sal, noz moscada e pimenta-do-reino.
Em outro recipiente, misture as gemas com o creme de leite, e tempere com sal e pimenta-do-reino.
Misture o creme com a cebola e reserve.
Montagem Abra a massa diretamente nas forminhas, encha com o recheio e finalize com parmesão ralado. Leve ao forno, preaquecido a 180ºC, por 30 minutos.
Retire do forno e sirva com uma salada caprichada!!!!!
Eu refoguei a cebola em fogo baixo, porque ela vai queimar antes de ficar dourada, nada de pressa nesse momento! A cebola vai ficar com um dourado lindo!
Também não untei as forminhas, como vai bastante manteiga na massa, ela sai muito fácil.
Agora olhem as minhas tortinhas como ficaram lindas!
Ficaram deliciosas!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...